Mapa
terça-feira, 9 de outubro de 2012
O princípio do prazer
Passageiro desde a primeira viagem
Este passageiro que não abandona o trem da vida, tem sido muito mal tratado na filosofia dos princípios moralistas, talvez por estragar a festa dos prepotentes e intolerantes que o desejam vergar ao som de seus tambores.
Intragáveis criaturas que tudo abominam, não sabem eles, que obedecem ao mesmo princípio, em que simplesmente o prazer, o ter prazer, muda de lugar, porque sem ele não será possível a vida.
Seus pontas de lança encontram-se no sadismo e no masoquismo, como movimento dirigido cuja finalidade última é o prazer, porque lhes ensinaram que provocar a dor no outro, ou em si mesmo, conseguem o retorno ao princípio de satisfação e prazer.
Prejudicados ficam os arautos de todo o saber, quando negam que o prazer comanda a vida, o desejando substituir pelo princípio do desprazer, como algo indispensável para encontrar o caminho da felicidade e do bem estar.
A história aqui é bem outra, que dá pelo menos de repressão, como forma prática e mais à mão de vergar o outro à sua vontade, pelo que o emprego da força não será a arma dos mais fortes, mas daqueles que se percebem fracos e impotentes.
Marcadores:
filosofia psicanalítica da mente,
masoquismo,
princípio do prazer,
Psicanálise,
sadismo
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Analizzare e AT de Ronaldo Machado Mattar, em reunião ontem, acertaram uma parceria, tendo em vista a dependência química, seu enfrentamento e formas de levar à prática uma terapia e análise, que seja capaz de devolver ao paciente e suas famílias a alegria de viver sem aditivo
Marcadores:
aditivos,
autonomia,
Dependência química,
Psicanálise,
psicoterapia
Assinar:
Postagens (Atom)